sábado, 19 de fevereiro de 2011

Leasing

Pessoas, pesquisando na internet uma materia para o blog sobre Leasing ou também conhecido como arrendamento mercantil, encontrei um artigo muito bom sobre leasing simples e ao mesmo objetivo, de uma maneira clara a autora daiani conta o que é leasing e suas caracteristicas, Até mais abraços e fiquem com artigo abaixo.

Leasing, Ainda Há Confusão Com Este Instrumento Financeiro!

Autor: Daiani Furtado


Primeiramente, o conceito leasing é uma opção na qual é cedido um bem em troca de uma remuneração. É possível definir melhor leasing como uma operação de empréstimo vinculada à aquisição de um determinado bem, na qual o bem permanece de prioridade do cedente até o final do contrato, quando então é transferido para o "tomador do empréstimo" mediante ao pagamento de um valor residual estimado no contrato.
O leasing, também é denominado como arrendamento mercantil, em uma operação em que o proprietário de um bem móvel ou imóvel cede a terceiro o uso desse bem por prazo determinado, recebendo em troca uma contraprestação. As empresas vendedoras de bens costumam apresentar o leasing como mais uma forma de financiamento.
Como todo contrato existe um prazo de limitação, que no caso o prazo mínimo de arrendamento é de dois anos para bens com vida útil de até cinco anos e de três anos para os demais. Importante ressaltar que pessoa física também pode contratar o leasing, sendo que é contratado mais por empresas, devido a vantagens contábeis e fiscais.
Ao término do contrato o arrendatário pode optar por renová-lo por mais um período, por devolver o bem arrendado à arrendadora Quando o leasing é da modalidade operacional a arrendadora é que arca com os custos de manutenção dos equipamentos, enquanto o da modalidade financeiro se assemelha a um aluguel, com a diferença que se pode comprar o bem no final do prazo pré-determinado por um preço já estabelecido. O leasing Back ocorre quando uma empresa necessita de capital de giro. Ela vende seus bens a uma empresa que a aluga de volta a primeira.
O leasing não é a rigor um financiamento e sim uma espécie de aluguel, em que quem aluga tem a opção de comprar o bem ao fim do contrato. Na prática, ocorre que o banco compra o automóvel, que fica em seu nome enquanto o arrendatário paga os alugueis mensalmente por um período predeterminado. Esse "aluguel" pode ser mais barato que os juros do financiamento em alguns casos, tornando o leasing uma opção mais interessante, Por exemplo, o automóvel que a empresa adquire sob a forma de leasing não é exatamente "comprado". Embora a empresa use o veículo, o proprietário de direito é o banco. Por isso, ele não entra no balanço, porém o veículo demora a chegar como ativo e sim como uma despesa financeira, que reduz o lucro e o imposto de renda a pagar.
Assim, leasing é a cessão do uso de um bem, por um determinado prazo, mediante contrato e demais condições pactuadas. Os intervenientes envolvidos na operação são:
- Arrendadora: aplica recurso na aquisição de bens escolhidos pela arrendaratária e que serão objetos do contrato de arrendamento.
- Arrendatária: escolhe o bem junto ao fornecedor, que será pago pela arrendadora; passa a fazer uso do bem, mediante o pagamento de contraprestações por um período determinado em contrato.
- Fornecedor: entrega o bem à arrendatária e o fatura à arrendadora.
E por fim, citando as principais características do leasing:
- Utilização do bem sem aumentar o ativo permanente
- Possibilidade de financiar a aquisição de bem sem aumentar o passivo
- Dedutibilidade das contraprestações para efeito de imposto de renda
- Aquisição do bem ao final do contrato
- Devolução do bem ao final do contrato
- Renovação do leasing ao final do contrato
Além das vantagens fiscais, ocorrem ganhos financeiros, pois os juros costumam ser menores que os de um financiamento. Será economicamente mais atraente quando apresenta o menor custo líquido, considerado como custo líquido o custo menos os benefícios fiscais. O leasing tem sido muito utilizado para as atividades em que envolve a tecnologia, pois com as rápidas mudanças as organizações precisam acompanhar para não ficar obsoletas no mercado.
Por fim, este instrumento financeiro, trata de uma estruturação especifica para objetivos específicos, e não de uma compra e venda financiada ou de um aluguel com opção de compra, como alguns erroneamente o definem.

http://www.artigonal.com/credito-artigos/leasing-ainda-ha-confusao-com-este-instrumento-financeiro-538355.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...