sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Aprenda a Guardar Dinheiro

Vamos lá, para começar a guardar dinheiro você precisa levantar informações sobre o seu dinheiro, você deve estar se perguntando, como faço isso? Vou te explicar, sabemos que temos contas e mais contas para pagar e que só de vez em quando gastamos nosso dinheiro com besteiras, tá ai o ‘X’ da questão, precisamos anotar todos os gastos independentes dos valores, até a compra de uma bala ou uma caixinha para alguém, tudo deve ser anotado diariamente.



Então após o inicio do controle que nos indica para onde está indo nosso dinheiro é que podemos partir para o segundo passo em busca do tão sonhado dinheiro ‘livre’ no final do mês.


Com todas as informações sobre o gasto diário, devemos começar a analisar aonde estão os gastos desnecessários e os gastos excessivos, nessa analise você começa a descobrir que seus gastos não estão aderentes a seus rendimentos.


Após a analise trabalhe em cima dos gastos desnecessários e excessivos e trace um valor que deve ser utilizado no final do próximo mês sem esses gastos.


Se for possível o valor com gasto excessivo deve ser reservado para abatimento de algum valor ou parcela que você tem que pagar no mês vigente ou subsequente ao atual.


Uma dica que aprendi é que o dinheiro é como um batalhão de soldados, cada nota representa um soldado e cada moeda um acessório para esse soldado, e você comanda esse batalhão.


Enfim o terceiro passo rumo ao dinheiro livre no final do mês, agora que você tem controle total dos seus gastos já identificou aonde estão os gastos desnecessários e de quebra os dinheiro já esta sendo usado para amortizar dividas ou adiantar parcelas, agora você deve reservar uma pequena porcentagem do seu dinheiro.


Essa porcentagem seja de 5, 10 ou até 20% deve ser destinada a sua reserva de segurança, em outras palavras, você deve planejar seus gastos a partir de agora com apenas a porcentagem restante dos seus rendimentos.


Enfim agora você está cumprindo alguns dos princípios básicos fundamentais para finança pessoais, olhe que bom! Independente do valor do seu salário você tem controle dos seus gastos, tem seus pagamentos futuros adiantados e pra finalizar ainda tem um percentual acumulado para investir todos os meses.


Qualquer informação que agregue valor fique a disposição para postar.

Até mais, abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...